Pele Saudável, Saúde

Atopia com o frio

O frio agrava a Dermatite Atópica

Durante o Verão é muito comum a preocupação com os cuidados de pele. As temperaturas altas e a exposição solar não permitem descanso. Mas durante o Inverno, com as temperaturas baixas e com alguns hábitos desta época há um impacto  negativo na pele das pessoas com dermatite atópica.

Os fatores mais prejudiciais que agravam a saúde da pele, nesta época fria, são a baixa humidade do ar e o contraste da temperatura elevada no banho.

Nesta altura do ano, como o tempo arrefece, a camada de gordura que protege a pele fica mais fina devido à ativação, em menor escala, das células que a compõem. A água quente do banho desfaz a camada protetora da pele, tornado-a mais seca e suscetível a desenvolver doenças como é o caso da dermatite atópica.

Esta camada protetora para além de ser essencial para manter a hidratação da pele, evita a penetração de bactérias e fungos.

 

 

O que é a Dermatite Atópica?

A atopia é também conhecida como asma da pele. É uma predisposição alérgica hereditária que causa lesões inflamatórias chamadas de dermatites atópicas, como coceira intensa, pele seca, vermelhidão, lesões e rachaduras.

Os pacientes que sofrem com dermatite atópica apresentam uma deficiência na barreira cutânea, cuja função é a manutenção de água no organismo. Nestes casos, o banho quente é altamente prejudicial devido ao facto da água em altas temperaturas remover o óleo natural da pele deixando-as sem proteção.

 

 

Tratamento da Dermatite Atópica

A dermatite atópica requer de tratamento contínuo, juntamente com algumas medidas de prevenção e cuidados especiais para evitar crises e para reduzir o aparecimento dos sintomas da doença.

A hidratação é o cuidado básico a ter no caso de sofrerem de dermatite atópica. É indicado a todos os pacientes que a hidratação seja feita 3 minutos aproximadamente após o banho.

 

Produtos para Pele Atópica:

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *