O frio agrava a Dermatite Atópica
Durante o Verão é muito comum a preocupação com os cuidados de pele. As temperaturas altas e a exposição solar não permitem descanso. Mas durante o Inverno, com as temperaturas baixas e com alguns hábitos desta época há um impacto negativo na pele das pessoas com dermatite atópica.
Os fatores mais prejudiciais que agravam a saúde da pele, nesta época fria, são a baixa humidade do ar e o contraste da temperatura elevada no banho.
Nesta altura do ano, como o tempo arrefece, a camada de gordura que protege a pele fica mais fina devido à ativação, em menor escala, das células que a compõem. A água quente do banho desfaz a camada protetora da pele, tornado-a mais seca e suscetível a desenvolver doenças como é o caso da dermatite atópica.
Esta camada protetora para além de ser essencial para manter a hidratação da pele, evita a penetração de bactérias e fungos.
O que é a Dermatite Atópica?
A atopia é também conhecida como asma da pele. É uma predisposição alérgica hereditária que causa lesões inflamatórias chamadas de dermatites atópicas, como coceira intensa, pele seca, vermelhidão, lesões e rachaduras.
Os pacientes que sofrem com dermatite atópica apresentam uma deficiência na barreira cutânea, cuja função é a manutenção de água no organismo. Nestes casos, o banho quente é altamente prejudicial devido ao facto da água em altas temperaturas remover o óleo natural da pele deixando-as sem proteção.
Tratamento da Dermatite Atópica
A dermatite atópica requer de tratamento contínuo, juntamente com algumas medidas de prevenção e cuidados especiais para evitar crises e para reduzir o aparecimento dos sintomas da doença.
A hidratação é o cuidado básico a ter no caso de sofrerem de dermatite atópica. É indicado a todos os pacientes que a hidratação seja feita 3 minutos aproximadamente após o banho.
Produtos para Pele Atópica: