Bem-Estar, Saúde

O bem-estar nas articulações

É necessário cuidarmos do bem-estar dos nossos ossos e articulações, é essencial para facilitar o desempenho das funções diárias e, qualquer fragilidade pode ser uma condicionante.

Os problemas nos ossos e articulações são normalmente associados à idade, contudo podem surgir em qualquer altura.

Atenção aos sintomas!

Quando os problemas de ossos incidem na resistência, estamos perante osteoporose, há dor e limitação de movimentos.

Quando sentimos inflamação ou dor nas articulações falamos em artrite.

No Inverno, como a temperatura tende a ser fria, há mais contracção dos músculos e das articulações, o que provoca maior dor. Em caso de fragilidade a nível óssea, há maior probabilidade de fracturas e de pequenos traumatismos que podem ser os primeiros sinais de osteoporose.

Como proteger?

Devemos ter um cuidado especial com os ossos e as articulações, na altura das temperaturas mais baixas, pois são necessárias precauções em relação à alimentação, exercício e proteção.

A alimentação deve ser rica em cálcio, magnésio, zinco, vitamina C, vitamina D e vitamina K para a rápida manutenção dos ossos.

A prática de exercício dever ser regular, pois o controlo de peso é significativo para evitar dores articulares. O excesso de peso é um factor de risco para as doenças inflamatórias nas articulações.

É necessário ter uma preocupação diária em relação à temperatura do corpo, deve ser estável, deve-se manter o corpo sempre hidratado e utilizar calçado adequado.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *