Bem-Estar, Pele Saudável, Saúde

Cuidados com a Rosácea no Inverno

O que é a Rosácea?

  • A Rosácea, também conhecida por couperose, é uma inflamação crónica que se caracteriza por vermelhidão e derrames na zona central do rosto (telangiectasias).
  • No tempo mais frio a pele com rosácea reage mais facilmente a estímulos externos, como as variações de temperatura e vento, e é particularmente afetada ao manifestar uma vermelhidão mais acentuada.

 

Qual é a causa da Rosácea?

  • Não está ainda bem definida a causa da Rosácea, sabe-se que há uma alteração a nível da microcirculação, uma fragilidade da barreira cutânea e infeção por um parasita, o demodex, em alguns casos.

 

Quais os principais fatores de uma crise de Rosácea?

  • Há vários fatores que podem estar intensificados e desencadeiam a rosácea. Há situações que as pessoas com esta alteração cutânea têm que evitar, como temperaturas extremas (frio ou calor), exposição solar intensa, stress emocional, bebidas alcoólicas, alimentos muito temperados e bebidas quentes.
  • Há 4 dicas importantes para se diariamente: limpar a pele, evitar produtos agressivos, utilizar protetor solar e ter uma alimentação equilibrada.

 

Como é feito o diagnóstico da Rosácea?

  • Não há cura conhecida, mas há tratamentos para a controlar, dependente da fase clínica em que a rosácea esteja. Os fatores de risco agravam a situação de tratamento.
  • O tratamento pode ser iniciado através de sabonetes adequados, protetores solares com alta proteção (contra UVA e UVB) e adequados à pele, uso de antimicrobianos e antiparasitários.
  • Após esta fase, devem ser utilizados derivados de tetraciclina orais. Em casos mais graves, utiliza-se isotretinoina oral em dose reduzida.
  • Um novo tratamento utilizado surge de furtos (flushing), onde o laser ou a luz são excelentes para o tratamento das telangiectasias.
  • Para outros casos, a abordagem mais adequada é a cirurgia, radiofrequência, dermobrasão ou laser.
  • Para qualquer tratamento da rosácea é extremamente importante o acompanhamento dermatológico e oftálmico.

 

Como pode ser feita a prevenção da Rosácea?

  • A prevenção da rosácea começa com uma avaliação do histórico pessoal, familiar e psicológico da pessoa para averiguar de onde poderá ter surgido a par de um controlo individual como o alcoolismo e exposição solar. Este controlo serve para conseguirmos monitorizar de forma eficaz a Rosácea.
  • É necessário ter em consideração que a Rosácea é uma doença benigna, porém crónica, e como tal, é necessário que seja hábito a visita regular ao dermatologista.

 

Como são compostos os produtos da Rosácea?

  • Os produtos apropriados para a rosácea devem ser constituídos, essencialmente, por vitamina C, vitamina B e pigmentos verdes.
    • A Vitamina C ajuda na manutenção integral da parede dos vasos sanguíneos.
    • A Vitamina B ajuda a espessar a pele para a proteger de danos externos e mudanças de temperatura.
    • E, os Pigmentos Verdes ajudam a neutralizar a cor dos vasos sanguíneos dilatados.

 

Conselhos para quem tem Rosácea:

  • Procurar produtos para pele com rosácea, hipolargénicos, sem perfume e sem álcool.
  • Escolher produtos de limpeza que não necessitem de contacto com a água (enxaguamento) de forma a evitar contaminação da pele.

Produtos para Rosácea

Bem-Estar, Saúde

O bem-estar nas articulações

É necessário cuidarmos do bem-estar dos nossos ossos e articulações, é essencial para facilitar o desempenho das funções diárias e, qualquer fragilidade pode ser uma condicionante.

Os problemas nos ossos e articulações são normalmente associados à idade, contudo podem surgir em qualquer altura.

Atenção aos sintomas!

Quando os problemas de ossos incidem na resistência, estamos perante osteoporose, há dor e limitação de movimentos.

Quando sentimos inflamação ou dor nas articulações falamos em artrite.

No Inverno, como a temperatura tende a ser fria, há mais contracção dos músculos e das articulações, o que provoca maior dor. Em caso de fragilidade a nível óssea, há maior probabilidade de fracturas e de pequenos traumatismos que podem ser os primeiros sinais de osteoporose.

Como proteger?

Devemos ter um cuidado especial com os ossos e as articulações, na altura das temperaturas mais baixas, pois são necessárias precauções em relação à alimentação, exercício e proteção.

A alimentação deve ser rica em cálcio, magnésio, zinco, vitamina C, vitamina D e vitamina K para a rápida manutenção dos ossos.

A prática de exercício dever ser regular, pois o controlo de peso é significativo para evitar dores articulares. O excesso de peso é um factor de risco para as doenças inflamatórias nas articulações.

É necessário ter uma preocupação diária em relação à temperatura do corpo, deve ser estável, deve-se manter o corpo sempre hidratado e utilizar calçado adequado.

Pele Saudável, Saúde

Diferença entre creme, loção, óleo, sérum e gel

Os cremes devem ser utilizados adequadamente na zona recomendada (rosto, corpo, mãos, pés) de forma a puder  potenciar o seu efeito.

A pele hidratada funciona como uma proteção contra micro-organismos.

Creme

  • Repõe a água e a gordura que a pele perde normalmente.

 

Loção

  • Retém a água, de forma a evitar que a pele fique ainda mais seca, e fornece oleosidade.

 

Óleo

  • Incapacidade de hidratar.
  • Evita a perda de água.
  • Suaviza e amacia a pele.

 

Sérum

  • Atua mais rapidamente que um hidratante trata vários problemas específicos da pele.

 

Gel

  • Textura leve de rápida absorção.
  • Recomendado para peles oleosas, com tendência a acne e brilho.

 

É muito importante que não se confunda um creme, uma loção, um óleo, um sérum e um gel.
Cada um tem a sua função!
Pele Saudável, Saúde

7 Cremes para as Mãos

A pele das mãos é mais grossa, no entanto facilmente resseca. Devemos ter um cuidado especial para se manterem impecáveis, pois com o clima tendem a estar muito expostas e podem surgir manchas e sinais de envelhecimento.

O principal objetivo dos cremes para as mãos é manter a área hidratada. Também tem como objetivo ser nutritivo, para as mãos e para as unhas, é importante que tenha propriedades de anti envelhecimento e de fortalecimento.

Há cremes para todos os tipos de peles, e podem conter na sua composição: vitamina A, vitamina E, óleos hidratantes, elastina, óleo essencial de lavanda e óleo essencial de gerândio.

Porquê?

  • Vitamina A: é um ativo contra o envelhecimento, ajuda a melhorar as linhas de expressão, ajuda a diminuir manchas e aumenta a produção de colágeno.
  • Vitamina E: forte antioxidante, ajuda na hidratação da pele seca e evita envelhecimento.
  • Óleos hidratantes: nutrem, melhoram a flacidez e impedem a desidratação.
  • Elastina: confere elasticidade à pele, permanecendo mais firme de forma a evitar o envelhecimento.
  • Óleo essencial de lavanda: responsável por aumentar o fluxo de oxigénio e nutrientes nas células da pele, o que diminui os sinais de envelhecimento.
  • Óleo essencial de gerândio: regenerador e hidratante em peles envelhecidas e enrugadas.

 

7 Cremes para as mãos:

Bioderma

Avène

Caudalie

Ducray

Filorga

Klorane

La roche-posay

Pele Saudável, Saúde

Atopia com o frio

O frio agrava a Dermatite Atópica

Durante o Verão é muito comum a preocupação com os cuidados de pele. As temperaturas altas e a exposição solar não permitem descanso. Mas durante o Inverno, com as temperaturas baixas e com alguns hábitos desta época há um impacto  negativo na pele das pessoas com dermatite atópica.

Os fatores mais prejudiciais que agravam a saúde da pele, nesta época fria, são a baixa humidade do ar e o contraste da temperatura elevada no banho.

Nesta altura do ano, como o tempo arrefece, a camada de gordura que protege a pele fica mais fina devido à ativação, em menor escala, das células que a compõem. A água quente do banho desfaz a camada protetora da pele, tornado-a mais seca e suscetível a desenvolver doenças como é o caso da dermatite atópica.

Esta camada protetora para além de ser essencial para manter a hidratação da pele, evita a penetração de bactérias e fungos.

 

 

O que é a Dermatite Atópica?

A atopia é também conhecida como asma da pele. É uma predisposição alérgica hereditária que causa lesões inflamatórias chamadas de dermatites atópicas, como coceira intensa, pele seca, vermelhidão, lesões e rachaduras.

Os pacientes que sofrem com dermatite atópica apresentam uma deficiência na barreira cutânea, cuja função é a manutenção de água no organismo. Nestes casos, o banho quente é altamente prejudicial devido ao facto da água em altas temperaturas remover o óleo natural da pele deixando-as sem proteção.

 

 

Tratamento da Dermatite Atópica

A dermatite atópica requer de tratamento contínuo, juntamente com algumas medidas de prevenção e cuidados especiais para evitar crises e para reduzir o aparecimento dos sintomas da doença.

A hidratação é o cuidado básico a ter no caso de sofrerem de dermatite atópica. É indicado a todos os pacientes que a hidratação seja feita 3 minutos aproximadamente após o banho.

 

Produtos para Pele Atópica:

Pele Saudável

6 Cremes Eficazes na Hidratação do Rosto

A hidratação do rosto é muito importante!

Com o passar dos anos a tendência para o descuido da pele aumenta!

Enquanto uma pele bem tratada e cuidada tende a ser uma pele saudável, uma pele não cuidada torna-se mais seca, com maior probabilidade de aparecimento de rugas.

A hidratação favorece não só a elasticidade, mas também a luminosidade e humidade dos tecidos, o que faz com que haja um equilíbrio hídrico da pele. A hidratação visa eliminar tensões e suavizar rugas através da reposição da humidade da pele.

 

A hidratação:

Previne manchas

Protege da poluição

Evita que a pele resseque

Melhora a luminosidade

Controla o brilho e a oleosidade

Evita o envelhecimento precoce da pele 

É necessário que haja um cuidado com a limpeza de pele à noite e com a hidratação durante o dia, independentemente das caraterísticas e necessidades da pele.

 

Hidratantes para Pele Seca

Quando a pele é seca é necessário que haja uma maior hidratação, há uma exigência maior em relação à humidade do que quando a pele é oleosa.

– Rheacalm Creme Rico da A-Derma

– Creme Nutritivo Compensador da Avène

 

Hidratantes para Pele Normal ou Mista

Para peles normais ou mistas é necessário ter cuidados com a manutenção da saúde da própria pele, estas possuem uma fisiologia regular sem carências de água ou oleosidades.

Rheacalm Creme Ligeiro da A-Derma

Emulsão Hidratante Aquabella da Nuxe

 

Hidratantes para Pele Oleosa

Para peles oleosas a falta de hidratação aumenta a produção de óleo e causa o efeito contrário do que é desejado. É importante que o produto purifique, desintoxique, matifique e diminua o tamanho dos poros.

– Hydrance Sérum Hidratante da Avène

– Keracnyl Loção Purificante da Ducray

Beauty For You

Avène a 40% de Desconto

Peles sensíveis? A Avène tem a gama certa para todos os cuidados!

A Avène inspira-se em propriedades terapêuticas a partir de água termal, compõe linhas de cuidados dermocosméticos concebidos com exigência para uma segurança absoluta da pele, para proporcionar alívio, conforto e suavidade para peles sensíveis e intolerantes.

 

40% de Desconto em toda a Gama Avène

Ver Aqui Gama Avène

 

 

Uma gama completa de produtos de cuidados diários específicos: água termal, proteção solar, cuidados básicos para peles sensíveis, hidratação de peles sensíveis e hipersensíveis, peles atópicas e  secas,  acne e peles problemáticas, rugas e envelhecimento, maquilhagem para peles sensíveis,  vermelhidão, peles intolerantes e cuidados com o corpo.

Saúde

Vitamina C no Inverno: como prevenir gripes e constipações

A vitamina C é essencial no inverno para evitar gripes e constipações. Mas nos meses do inverso, na opinião de especialistas, as pessoas consomem menos. Isto porque no inverno diminui-se o consumo de alimentos que contêm esta vitamina, e o modo de preparação, a cozedura dos alimentos, também dificulta tal consumo.

Continuar a ler

Cosméticos, Pele Saudável

Importância de Limpar a pele

O nosso rosto é o cartão de visita para o mundo, por isso é fundamental cuidarmos dele.

Poluição, maquilhagem, sujidade, células mortas,…Ao longo do dia muitas partículas vão-se acumulando e, se não as removermos, a nossa pele fica mais susceptível a oleosidade, rosto fica opaco e “sem vida”.

Existe uma rotina de cuidados com a pele que deve fazer parte do dia-a-dia, pela manhã e á noite.

Continuar a ler